Buscar
  • Ritmo Propaganda

Alunos da rede pública participam de escolinha de kart em Birigui

Projeto é desenvolvido em parceria com o Speed Park, kartódromo internacional instalado no município



Desde o ano passado, alunos da rede pública de Birigui passaram a conhecer o kart, que muitas vezes só viram por fotos, pela televisão ou só tinham ouvido falar. Mas esse contato com o esporte automobilístico não é apenas visual. Eles também aprendem regras de trânsito, conhecem o funcionamento e ainda pilotam esses carros.


O projeto é desenvolvido pela Secretaria Estadual de Esportes, via Lei de Incentivo ao Esporte, em parceria com o Speed Park, kartódromo internacional instalado em Birigui e que atrai pilotos renomados de todo o país. A primeira turma de alunos se formou em 2018 e um novo grupo de 40 crianças está em plena atividade, com previsão de concluir o curso no mês de julho.


Gabriel Pessoa Galdeano, de 13 anos, é um dos alunos da escolinha. Apaixonado por automobilismo, ficou muito empolgado com a oportunidade de ser um aluno da escolinha. “Para mim, é a melhor hora do dia, poder aprender e pilotar um kart, quem sabe ser um piloto profissional”, diz o garoto.


Para a aluna, Luana Nascimento Sinatra, de 14 anos, é uma grande realização, afinal de contas “mulher também pilota bem”, garante ela. “Poder pilotar um kart junto com outros meninos e mostrar que as meninas também conseguem já me realiza, eu adoro as aulas”, afirma.

De acordo com o instrutor da escolinha, Domingos Zamora, o projeto é destinado a crianças e adolescentes de escolas municipais e estaduais. Para participar, o aluno precisa ter frequência alta nas aulas e boas notas. Tanto é que o boletim escolar é exigido no momento da inscrição.


Para o diretor do Speed Park, Ricardo Gracia, a escolinha é uma oportunidade para aumentar o interesse das crianças pelo automobilismo e ainda para a formação educacional e profissional deles. “Tudo começa com o kart, desenvolvendo a prática do kartismo, que é categoria de base do automobilismo. Isso estimula a prática de esportes, a conscientização dos futuros motoristas sobre as normas de trânsito e regulamentos de competição em pistas”, observa.


Atualmente, participam da escolinha 40 crianças e adolescentes – sendo quatro turmas de oito alunos cada. As aulas são duas vezes por semana, com duas horas de aula por dia, sendo quatro horas semanais para cada turma. As aulas são sempre às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

0 visualização0 comentário